Ecopedagogia - Caminho para a sustentabilidade


Guilherme Blauth e Patricia Abuhab


A ecopedagogia surge no fim do sculo XX dentro do contexto de crise scio-ambiental global, no qual a humanidade percebe a necessidade de reorientar seus saberes para poder estabelecer uma nova relao com o planeta, que seja sustentvel da forma mais ampla possvel.

A palavra sustentabilidade aqui concebida como a justia na trama da rede social, o equilbrio dinmico dos ecossistemas naturais, as aes polticas de democracia participativa, e a transcendncia espiritual.
O centro dessa nova pedagogia, conforme vemos na figura, deve ser a transformao espiritual a partir de nossas aes cotidianas, desencadeando um movimento da moral cartesiana-capitalista dominante rumo uma tica humana global que possa resgatar valores essenciais como o cuidado, a justia, o dilogo e a solidariedade.

A ecopedagogia, desta forma, envolve uma processo de aprendizagem que tecido a partir das interrelaes entre a ARTE (relao eu-comigo), a POLTICA (relao eu-outro) e a ECOLOGIA (relao eu-todo).

A manifestao da ARTE permite o resgate da sensibilidade na educao, a possibilidade da criao, o equilbrio entre razo e emoo enfim, a prpria expresso do ser humano, sem a qual no existe educao (Francisco Gutirrez). A ARTE ir cunhar o sentido esttico da ecopedagogia, onde o eu dialoga consigo mesmo na apropriao da cultura e a sua recriao permanente.

A POLTICA parte da prpria natureza pedaggica, porque no existe educao neutra, que no seja criadora de sentido social e de ideologia. O dilogo aqui, como sempre insistiram Paulo Freire e Edgar Morin, parte essencial da educao para a paz e para a sustentabilidade. Ouvindo o outro reconheo minha autonomia de ser que se expressa artisticamente e politicamente. O respeito e o crescimento com o diferente fazem parte de uma educao transcultural que pode contribuir para frear a extino massiva de culturas a que assistimos.

Por fim, a ECOLOGIA a grande chave da mudana de paradigma, ou seja aprender a viver na vida cotidiana os princpios que regem a teia da vida, as chaves que regulam os ecossistemas, entender que vida relao e educao processo. A palavra ecologia tem um sentido muito mais profundo do que o estudo das relaes entre os componentes de um ecossistema. chegada a hora da ecologia impregnar nossa vida, mediando nossa compreenso do mundo, tecendo relaes entre o que andou desconectado nos ltimos 250 anos, reconectando todo o conhecimento fragmentado em um todo organizado, simbitico e significativo. Esse o grande desafio da ecopedagogia.

A partir desse fluxo constante entre ARTE, POLTICA e ECOLOGIA mergulhamos nas dimenses mais profundas do nosso ser e estabelecemos uma pedagogia apta a transformar a nossa relao com a existncia e a conscincia.

* Texto de 2000. 747 grfico
2747 Copia de Plantio Foto Cecila kawall.JPG



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